terça-feira, 21 de outubro de 2008

Porquê "Lapidar"?

Ora vamos lá ver...
O título do blogue é "Guimarães Lapidar" porque de facto somos todos nós os três de Guimarães, cidade caracterizada pela sua belíssima construção e também pelas suas infra-estruturas em pedra(do latim lapis,idis), localidade pertencente ao distrito de Braga, sito no Norte de Portugal, situado este na Europa. Lapidar foi escolhido devido à disciplina de Latim, disciplina esta que faz o estudo da língua das civilizações romanas, civilizações estas que tiveram inicio no séc. III a.C. tendo o seu término no séc. V d.C. , neste mesmo século dá-se o inicio da Idade Média que se prolonga até ao séc. XV d.C., período este caracterizado pelo obscurantismo, conservadorismo e fanatismo promovido pela religião católica apostólica romana. Voltando à questão inicial, lapidar vem do latim lapis,idis da 3ª declinação tema em consoante, palavra esta masculina. Vamos agora declinar esta palavra para uma melhor compreensão da parte do leitor.
No singular e plural respectivamente:
Nominativo: lapis - lapides
Vocativo: lapis - lapides
Acusativo: lapidem - lapides
Genitivo: lapidis - lapidum
Dativo: lapidi - lapidibus
Ablativo: lapide - lapidibus
Finalmente escolhemos lapidar porque este blog tem a intenção de perdurar na memória do leitor.

3 comentários:

In-determinados disse...

tanta cultura que até comove.
mas caros ciber leitores esta cultura foi comprada na tipica feira do entulho que se realiza em guimarães , a metade do preço. como sempre os in-determinados do costume chegaram atrasdos e lá tiveram de ficar com a in-determinação do costume.

Torrinha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

é bom ver que alguém sabe alguma coisa. Se calhar anda se justifica conhecer as origens das palavras, numa sociedade onde a maior parte dos cidadãos não sabem sequer que o são, porque o são e até quando o serão. Viva o Latim. Viva o saber!